Depois da pandemia da COVID-19, as pessoas passaram a valorizar ainda mais suas casas.
Sobretudo os espaços para receber visitas, já que são eles em que as pessoas passarão a maior parte do tempo.
Justamente por essa parte do imóvel estar mais propícia a receber mais pessoas, é que precisamos cuidar de aspectos como aconchego e segurança, pensando nos melhores revestimentos para construção, conforto dos assentos e iluminação.
No mais, o espaço gourmet precisa ser acolhedor para que os convidados se sintam em casa e possam desfrutar de bons drinks, boa conversa e boa comida. O ideal é que a decoração, o revestimento e as paredes sigam alguma linearidade temática, para que o ambiente fique equilibrado e não deixe suas visitas dispersas ou ansiosas devido ao excesso de informações.
Então, o que considerar na construção?
Primeiro, veja onde ficará a área gourmet. Você dispõe de quanto espaço? A cozinha será integrada? Terá churrasqueira? Esses questionamentos são essenciais para dar um norte à decoração.
É essencial saber quanto espaço você terá para que planeje os móveis e não compre mais do que realmente cabe. Mesas ou bancadas sob medida, exaustor para churrasqueira, cooktop, bancos, cadeiras ou pufes são indispensáveis. Afinal, você não vai querer que as pessoas fiquem em pé ou que a casa cheire à gordura ou à fumaça.
Decidida a área que será ocupada, é hora de pensar no tema da decoração. A partir desse tema, você escolherá as cores da mobília e revestimento. Cuidado para que a área gourmet não fique com uma decoração muito diferente dos demais cômodos da casa, para não destoar. Pense na decoração como um storytelling, ou seja, como se você estivesse contando uma história, com coerência.
Temas para a decoração e cores
A seguir, disponibilizamos três possibilidades de tema para você se inspirar ou criar o seu a partir das dicas.
Rústico
Se você gostar de plantas ou algo mais rústico, pode buscar um revestimento de cerâmica para o chão em tons terrosos ou optar pelo cimento queimado, que é mais indicado caso a área gourmet fique na varanda.
Procure variar entre os tons de marrom e verde, passando por cores correspondentes ou criando degradês. Para confirmar a combinação, confira o círculo cromático. Objetos de madeira, como caixotes ou paletes nas paredes para colocar plantas, bambus, vime ou palha são os materiais ideias para a composição do espaço.
Balanço de vime suspenso ou uma rede podem trazer o aconchego, além de serem uma ótima opção para um cochilinho pós-almoço em um domingo de verão.
Clean
Se você quer algo mais elegante e clean, aposte em materiais como mármore e vidro. Opte por revestimentos como laminados ou que possuam cores mais claras. Tijolinhos brancos na parede também podem deixar bastante elegante o cenário.
Vasos com flores, como orquídeas, amor-perfeito ou astromélia, são delicadas e trazem esse ar de sofisticação. Cuidado para não encher o espaço com vasos, as flores devem ficar em pontos estratégicos, já que você prefere algo clean.
Um exaustor de alumínio e uma churrasqueira elétrica são boas pedidas. Banquetas mais altas na cor branca também ajudam a compor. Se quiser preparar molhos ou demais alimentos que possam manchar o mármore, você pode fazer uma bancada usando uma madeira mais clara, como o restante do espaço.
Black tie
Não, não estamos falando de alfaiataria. Entretanto, a elegância e o luxo de um black tie podem inspirar seu espaço gourmet. Nesse caso, prefira mobílias escuras e luminárias mais baixas com cores quentes. Esse ambiente é ideal para receber convidados, principalmente à noite.
Pufes de couro ou até um sofá também ajudam a compor. Você pode criar um minibar e colocar um frigobar para que as pessoas possam se servir enquanto esperam a refeição.
Dê um toque especial com caixas de som para colocar músicas ambiente enquanto degustam um vinho de sua adega, que também está no espaço. Vasos e objetos de alumínio ou aço também combinam bastante. Prefira plantas verde-escuras a flores.
Arrisque, experimente e combine
Independentemente do tema escolhido, pense sempre que a sua casa precisa estar como você gostaria de ser recebido na casa de alguém. Pense na acolhida, no conforto e, principalmente, em deixar tudo com a sua cara.