O mercado imobiliário com certeza está em uma crescente expansão, sendo assim, é interessante explorar as vantagens do investimento no setor, por exemplo.
Por outro lado, caso você queira fazer parte desse ramo, o seu primeiro passo deve ser entender os motivos para que a área cresça cada vez mais.
Dentre os motivos para isso, podemos citar a segurança dos investimentos imobiliários, além de uma excelente valorização dos bens.
Por conta disso, apostar em imóveis pode ser uma excelente opção para começar a dar os seus primeiros passos no investimento. Afinal, o investimento imobiliário se trata de um dos tipos preferidos de aplicação daqueles que constroem um patrimônio sólido.
Isso porque esse investimento traz consigo muita segurança, altíssima demanda, um incrível potencial de valorização e, claro, a diversificação em sua carta de investimento.
Sendo assim, a maneira mais convencional e tradicional de investir é, de fato, começar com uma compra de imóvel. Parece óbvio, mas muitos não fazem isso e não obtém o lucro que desejavam.
Inclusive, essa compra costuma ser usada como se fosse uma renda passiva para dispor do aluguel. Em outros casos, o imóvel é construído e vendido no futuro, mas em um preço bem mais elevado.
Vantagens de um investimento imobiliário
Seja qual for a modalidade que você escolheu para fazer o investimento imobiliário, com certeza são perspectiveis os seus benefícios nesse sentido. Vamos avaliar alguns deles a seguir.
Valorização do seu dinheiro
A primeira vantagem desse tipo de investimento é o fato de que os imóveis apresentam um altíssimo potencial de valorização. Isso significa dizer que é possível adquirir um imóvel que tenha valores abaixo do que realmente valem no mercado.
Assim, comprando um imóvel mais barato na região, ele poderá custar mais caro no futuro, e ao longo dos anos você vai poder agregar mais valor à propriedade. Algumas formas de fazer isso são através de reformas ou até mesmo construção.
A fim de evitar esse tipo de risco, esteja atento a alguns fatores, a exemplo da infraestrutura, localização, acessibilidade e a comodidade (ou seja, mercados, hospitais e demais exemplos para o dia a dia).
É um investimento seguro
Uma das maiores vantagens do investimento imobiliário é que essa opção é muito segura, por proteger o seu patrimônio monetário (dinheiro) da inflação mais alta.
A explicação para isso é que os imóveis têm um valor agregado, além de seres bens tangíveis.
Com isso, nos períodos de crise econômica, caso você tenha um imóvel em nome próprio, ele continuará sendo seu. No entanto, essa mesma situação pode não acontecer nos casos de aplicação na poupança, como um exemplo.
Com isso em mente, saiba que o investimento imobiliário se trata de uma das opções mais estáveis na história.
Baixa volatilidade no investimento
Outra vantagem muito interessante é que esses investimentos imobiliários não costumam apresentar uma oscilação tão grande, quando comparamos com outros exemplos.
Embora esses investimentos possam sofrer algum tipo de flutuação no preço, isso varia de acordo com atual da economia do país. Além disso, essa variação com certeza é menor do outros investimentos.
Sempre vai ter algum tipo de demanda
Como o Brasil apresenta um déficit habitacional (nem todo no país tem a sua própria moradia), sempre vai ter algum tipo de demanda no que se refere a compra, vende e locação de imóveis.
Essa vantagem infelizmente tem como causa um problema no país, mas que deve ser explorada ao máximo.
Dessa maneira, o mercado imobiliário está constantemente aquecido. Isso porque a moradia se trata de uma necessidade comum e básica a todos os seres humanos. Inclusive, isso independe de crise ou de outro cenário econômico.
É possível usar como renda passiva
Por fim, a última vantagem que trouxemos está no fato de que o investimento imobiliário pode ser usado como renda passiva.
Com isso, você poderá ter uma quantia interessante todos os meses, sem precisar trabalhar. É isso que acontece quando nós investimentos em locação de imóveis.
Caso você não queira ter nenhuma burocracia com o locatário, por exemplo, contrate uma imobiliária. Isso terá um ônus, mas pode ser que seja bem menor do que o estresse que você teria com o inquilino diretamente.
Dessa maneira, o investimento pode ser tanto nos imóveis comerciais (para lojas) como para as residências. De fato, essa é uma opção altamente lucrativa para se investir.
Existe algum risco no investimento imobiliário?
Assim como qualquer outra opção, o investimento imobiliário tem sim os seus risco, mas cabe a você decidir o que será melhor.
Um dos exemplos de risco é a baixa líquidos, ou seja, os imóveis não são tão fáceis para comercializar.
Porém, se você não precisa com urgência desse dinheiro, é possível esperar mais um pouco até que o imóvel chegue em um patamar maior de valorização.