A etapa com a draga no alargamento da faixa de areia da Praia dos Ingleses, em Florianópolis, terminou, informou a prefeitura. Os próximos passos são espalhamento da areia no último trecho da orla. A obra deve ser inaugurada em abril, prevê o município.
A draga, que é russa, começou os trabalhos na praia em 29 de janeiro. Ela levou areia de uma jazida até a orla. O objetivo é que a faixa de areia dos Ingleses fique com 35 metros de largura.
O último dia da embarcação na cidade foi no sábado (25). Para marcar o fim do trabalho com a draga, ela fez um movimento chamado de rainbow (arco-íris em inglês), em que é esguichada água pela proa (veja no vídeo acima).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/1/L/VsUkLZTPeq4g2I0cfBRA/draga-rainbow-ingleses-florianopolis.jpeg)
Draga durante o movimento ‘rainbow’ na Praia dos Ingleses, em Florianópolis — Foto: PMF/Divulgação
Os próximos serviços, de espalhamento da areia trazida pela draga, serão feitos pela Secretaria Municipal de Obras. O trabalho da embarcação começou pelo Canto Sul da praia.
O engordamento corresponde a um investimento da ordem de R$ 18,84 milhões e contempla os 2,87 quilômetros das dunas do Canto Sul até 400 metros antes da foz do Rio Capivari.
- Draga usada em alargamento carrega o mesmo que 200 caminhões de areia por viagem
- Fotos mostram megaobra de alargamento em praia de Florianópolis
- Polícia investiga se ex-sogra que sequestrou e matou jovem tem ligação com grupo criminoso
De acordo com a prefeitura, ao todo, foi dragado um volume de cerca de 500 mil metros cúbicos de areia retirada de uma jazida submarina localizada um quilômetro mar adentro.
Com o trabalho da draga, a faixa de areia chegou aos 45 metros de largura projetados. Com o tempo, a expectativa é que a conformação pela maré reduza esse tamanho para 35 metros.
Como foi o trabalho da draga
A draga russa era capaz de fazer sete viagens por dia e, em cada uma delas, conduzir 4 mil metros cúbicos de areia (veja no infográfico abaixo). O número equivale a 200 caminhões com capacidade de 10 metros cúbicos de areia seca, segundo o responsável pela execução do serviço, Pedro Tognozzi.
Conforme o engenheiro, chefe da empresa que faz a quinta obra de alargamento no país, a embarcação suga a areia através de uma bomba a uma profundidade de 10 metros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/y/5/gSlv8nRByWVY8BCtTCyQ/alargamento-praia-ingleses-g1.jpg)
Ilustração mostra obra que ocorre na Praia dos Ingleses, em Florianópolis — Foto: Ben Ami Scopinho/NSC
Antes da obra, em alguns trechos da região, não havia faixa de areia entre os morros de areia e o mar.
Além da Praia dos Ingleses, a empresa DTA já alargou as praias de Canasvieiras (Florianópolis), Praia Central (Balneário Camboriú), Praia da Curva da Jurema (Vitória), Praia de Camburi (Vitória).
Após a conclusão do trabalho de espalhamento da areia, a prefeitura deve contratar uma empresa para fazer o plantio da vegetação de restinga no espaço que passou por obra. Conforme Tognozzi, a iniciativa auxilia a preservar o espaço.
“Será feita uma proteção costeira para que se preserve as nossas infraestruturas e também o território”, explica.
O município também espera ampliar a faixa de areia da Praia de Jurerê.