Viver na praia é maravilhoso para sua saúde e qualidade de vida, no entanto, você precisará ter mais cuidado com sua casa, móveis e eletrodomésticos. Isso acontece por causa da maresia e do ar sempre mais úmido.
Tanto que é indicado usar tinta que protege madeira nos móveis, para aumentar a durabilidade. Mas você sabe quais são os principais efeitos da maresia e como preveni-los? Confira!
O que é a maresia?
A maresia é uma névoa formada a partir das gotículas do mar, resultado da quebra das ondas. É úmida, por conter água, e rica em sais, já que a água do mar é salgada. Por isso ela tem um alto poder corrosivo e exige cuidados para quem tem uma casa na praia.
O que a maresia causa?
Agora que você já sabe o que é a maresia, entenda o que ela pode causar e como se proteger de seus efeitos.
Corrosão de componentes metálicos
O efeito mais notável e comum da maresia é a corrosão dos componentes metálicos, tanto que é preciso muito cuidado com os eletrodomésticos da casa de praia. Para evitar a ferrugem, é indicado proteger os itens com plástico, capa protetora ou borracha enquanto não estão em uso.
Claro que essa regra é mais prática para quem tem a casa no litoral como algo de temporada. Se você vive na cidade, vale limpar todos os dias, optar pelo aço inoxidável e pintar com esmalte protetor para metal.
Fungos e manchas
A madeira ainda é uma opção mais atrativa para janelas e portas, mas, de qualquer forma, exige um cuidado maior. Tanto essas áreas quanto os móveis feitos deste material podem acabar com fungos e manchas, por causa da umidade trazida pela maresia. Para proteger a madeira, aposte em uma boa tinta antifungo e mofo.
Não se esqueça também de aplicar um verniz, que irá realçar a cor natural. Provavelmente essa atividade será feita mais frequentemente em comparação com uma casa na cidade grande. Além disso, manter a limpeza em dia também é válido no caso da madeira.
Rachaduras nas paredes
O concreto é um material poroso, por isso pode ser prejudicado pela maresia. Como ela carrega sal além de umidade, isso entra no concreto e acaba enferrujando as estruturas metálicas. Como aumentam de volume, acabam por provocar rachaduras nas paredes.
Isso pode até ser perigoso para o imóvel. Assim, ao fazer a pintura das paredes, é preciso usar tinta impermeável e fazer retoques regulares. Um primeiro sinal que você notará, na própria pintura, é o mofo. Com isso, vale limpar e já passar uma demão nova de tinta.
Danos às vigas
As vigas podem enferrujar devido ao constante contato com a maresia. No entanto, não dá para se proteger dessa ação.
A dica, para evitar problemas, é focar na reforma ou construção usando aço inoxidável ou alumínio, pelo fato de os materiais não serem prejudicados com a umidade da cidade praiana.
Quais outros cuidados ter?
Você já conheceu os principais efeitos da maresia nas casas e objetos. Agora, veja também quais cuidados adotar para se proteger deles.
- Limpeza constante: o acúmulo de sujeira misturado com a maresia pode danificar móveis, objetos e eletrodomésticos. Tente manter uma limpeza diária de tudo, com um pano levemente umedecido.
- Capas protetoras: quando não estiver usando um eletrodoméstico ou eletrônico, procure mantê-lo debaixo de uma capa de plástico ou borracha bem vedada.
- Prefira pisos cerâmicos ou porcelanatos: além de antiderrapantes, não devem ser polidos. Os melhores são os acetinados e retificados, por serem resistentes não apenas à umidade, mas aos riscos e às manchas.
Já conhecia todos os efeitos da maresia? Agora você já sabe como se proteger deles e com o que precisa ter mais atenção em sua casa.