7 Cuidados Para Apartamentos Em Frente Ao Mar
Pintura:
A primeira dica importante para cuidar de apartamentos em frente ao mar é escolher uma pintura resistente à maresia. Para além da estética, algumas tintas também têm a capacidade de proteger a estrutura contra a ação da maresia e da umidade.
Essas tintas especiais são feitas exatamente para esta aplicação, evitando a formação de mofo e outros problemas que podem surgir.
Além disso, elas são mais resistentes que os materiais tradicionais, garantindo além do resultado bonito para o seu apartamento no litoral, mais tempo de duração da pintura. Assim, não existe a necessidade de lidar com o acabamento que não ficaria homogêneo após a última pintura.
Mesmo assim, se o apartamento em frente ao mar sofrer de forma intensa com os impactos da umidade, também é possível utilizar impermeabilização nas áreas mais afetadas para ter a melhor experiência.
Outra opção é a criação de paredes texturizadas, já que esse tipo de aplicação funciona como uma barreira contra a maresia.
Revestimentos:
Outro ponto importante na parte dos acabamentos de apartamentos em frente ao mar está na escolha dos revestimentos. Nesse sentido, é necessário escolher os materiais com maior atenção para selecionar os mais resistentes.
Por exemplo, no caso de dobradiças, maçanetas e esquadrias, o ideal é fazer a compra de peças de inox ou de alumínio. Assim é possível garantir maior resistência à atuação da maresia e da umidade, além de exigir trocas menos frequentes.
No entanto, ainda existe a necessidade de realizar a lubrificação periódica, para garantir maior qualidade e longevidade do produto.
Outro material interessante para se utilizar é a fibra de vidro, que é especialmente resistente à corrosão e também oferece um visual robusto e moderno.
Além disso, vamos dar destaque também para a madeira. Como sabemos, é um material que sofre bastante com a umidade e, por isso, o ideal é escolher a sua versão maciça.
Ela é mais adequada, pois tem maior resistência à umidade e até aos cupins. Também é necessário realizar o envernizamento dos materiais, pois a camada superficial colabora como uma proteção extra.
Mobiliário:
Nos apartamentos em frente ao mar também é preciso ter cuidado com os móveis, já que eles também sofrem com os efeitos da umidade e da maresia. Em peças de madeira é preciso aplicar regularmente um óleo especial para este tipo de material. Ele cria uma espécie de “película” protetora, fazendo com que o brilho do móvel dure mais tempo.
Também é preciso limpar com frequência a estrutura aos estofados, para retirar os resíduos de sal. Em muitos casos, para emoldurar as suas janelas é necessário ter cuidado com a exposição solar.
Além disso, em dias muito quentes é necessário evitar a exposição direta dos móveis ao sol, usando cortinas e outros bloqueadores. Desse modo é possível evitar o desgaste de cor e dos materiais.
Produtos antiferrugem na limpeza:
Para a limpeza dos eletrodomésticos e das ferragens, em geral, utilize produtos especializados em antiferrugem. Também é preciso ter cuidado com o tipo de produto que você vai utilizar em determinada superfície.
Em peças de inox, por exemplo, o ideal é não aplicar cloro. Em todos os itens, vale evitar o uso de água para não potencializar a atuação da maresia no seu apartamento no litoral.
O ideal mesmo é adotar produtos com propriedades anti ferrugem, fazendo as aplicações conforme as recomendações do fabricante.
A finalização da limpeza deve ocorrer com um pano seco e macio, evitando o acúmulo de ferrugem. Já no caso de eletrodomésticos, é necessário fazer uma limpeza periódica, com algum tipo de protetor nos equipamentos.
Desumidificador:
Uma ajuda valiosa para apartamentos em frente ao mar são os desumidificadores. Principalmente para dias com longos períodos de chuva, quando o apartamento sofre com maior volume de água em suspensão na atmosfera.
Um desumidificador é responsável por captar a água em excesso que está presente, evitando que ela se acumule nos móveis, nos eletrodomésticos, nos equipamentos eletrônicos ou mesmo nas roupas.
Circulação de ar dos ambientes:
Nesse caso, existem dois pontos importantes a serem considerados. Em momentos de vento muito forte, o ideal é fechar as janelas e as portas para impedir que a maresia chegue com força ao seu lar.
No entanto, você não deve deixar um apartamento no litoral completamente abafado o tempo todo, pois isso favorece o aparecimento de mofo. Por isso, é importante estar atento à circulação de ar entre os ambientes. Além disso, é possível usar ventiladores e deixar o ambiente aberto em certas oportunidades durante o dia.
Manutenções regulares:
Mesmo escolhendo os materiais mais resistentes, é preciso conferir com frequência em apartamentos em frente ao mar se há pontos de ferrugem ou corrosão e confira a lubrificação de partes metálicas.
Se for necessário, faça a substituição de algum componente ou faça uma nova pintura. Quanto mais cedo esses problemas forem identificados, mais fácil será de resolvê-los.