Um dos pontos turísticos mais queridos do Vale do Itajaí está completando 36 anos em 2022, o Complexo Comercial Camelódromo de Balneário Camboriú, ou somente Camelódromo. Quem nunca deu uma passadinha lá para fazer umas comprinhas?
O local, que está localizado no centro de Balneário Camboriú, era formado por barracas e estandes, quase a céu aberto, e sempre ofereceu uma grande diversidade de produtos que vão desde vestuário, brinquedos, guloseimas e acessórios, bebidas, eletrônicos, como celulares e computadores.
Agora o local está totalmente repaginado, mas sem perder a sua essência democrática e acessível que lhe fez uma dos pontos turísticos mais visitados do município.
Uma grande cobertura deixa o local mais seguro e confortável, tanto para o público, quanto para os trabalhadores, que sobrevivem por meio do camelódromo.
O Complexo Comercial Camelódromo está, também, mais sustentável. A começar pelo tratamento do resíduo gerado. Todo lixo produzido é separado e depois triado para posteriormente ser vendido. Ainda no campo da reciclagem, a local possui uma máquina que desidrata o lixo orgânico e o transforma em pó.
Mas as medidas sustentáveis não param por aí. O camelódromo possui reservatório com capacidade para 37 mil litros, que capta água da chuva. Toda a água utilizada na limpeza das calçadas do complexo e nos vasos sanitários abertos ao público, vem deste reservatório. E na segunda quinzena de outubro, serão instaladas placas fotovoltaicas, que vão captar a energia solar para as áreas comuns do local, uma medida que gera energia limpa e sustentável.
Atualmente o Camelódromo comporta 280 lojas com cerca de 620 profissionais. O local funciona num sistema de ‘Condomínio’ e o síndico desse empreendimento é o vereador Nelson de Oliveira, que está à das mudanças do Complexo desde 2015. Segundo ele, a repaginação foi como “trocar os pneus de um carro com o veículo em movimento”. “Sou muito grato a todos que trabalharam muito. A todos que já trabalharam para chegar até aqui. A gente olha para o passado com um sentimento de gratidão. Cada um fez o seu melhor,” completa Nelson.
O próximo plano é a repaginação da praça de alimentação e da rua 1520 que fica em frente a Igreja matriz Santa Inês. “Sugeri ao poder público que a rua seja transformada em uma grande praça e que, posteriormente, seja adotada pelo condomínio camelódromo. O objetivo é deixar o local ainda mais atrativo e confortável para o público”, enfatiza Nelson.
Também estão nos planos uma cooperativa de compras, sugerida por Nelson, para importação direta através de um trade.
São 35 anos de história, que impulsionaram a economia de Balneário Camboriú. O Complexo Comercial Camelódromo está no coração do município e da comunidade. Não deixe de prestigiar.
O Complexo Comercial Camelódromo fica na rua 1520, número 111, em frente à Igreja Matriz Santa Inês, no centro de Balneário Camboriú.